CDTI

COMISSÃO DE DIREITO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

NOTÍCIAS

17.06.15   

Conheça aplicativos que tornam mais fácil a vida do advogado na era do processo eletrônico

Arte Juliana Cardoso - OAB/RS

Imagem_Aplicativo_juliana.png

Softwares possibilitam desde a organização das rotinas do escritório até mesmo conversar à distância com os clientes.

Com a consolidação dos processos digitais e dos smartphones, a rotina dos advogados mudou. Lidar com os diferentes sistemas de peticionamento dos tribunais demanda tempo e organização. Para auxiliar nestas tarefas, alguns aplicativos podem ajudar.

O vice-presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS, conselheiro seccional Miguel Ramos, listou oito aplicativos gratuitos para dispositivos móveis indispensáveis para os advogados que buscam otimizar o seu tempo:

1 – Notas de Expediente OAB/RS    

A ferramenta desenvolvida pela OAB/RS e CAA/RS está disponível para download tanto pela Apple Store quanto pela Google Play, sem custo para os advogados. Para utilizar o serviço, o profissional deve apenas estar cadastrado no Portal das Notas de Expediente.

Entre as vantagens do novo serviço, está a praticidade e o acesso antecipado à publicação das notas de expediente, que estarão acessíveis na data de disponibilização da informação. Outras funcionalidades estão disponíveis, como a notificação de entrega das notas, a consulta de tribunais por período - em até quatro meses retroativos - e a agilidade no direcionamento das notas de expediente para colegas de trabalho.

2 – CamScanner

Com este aplicativo, você transforma seu dispositivo móvel em um scanner que pode o acompanhar em qualquer lugar. Ele também permite agrupar documentos de várias páginas em um único arquivo e guardar na nuvem ou enviar por e-mail.

3 – Armazenamento na nuvem (Dropbox, Drive, Onedrive)

Estes aplicativos permitem uma maior organização nas tarefas diárias. Ele também confere segurança ao usuário, pois não terá seu arquivo deletado por problemas de hardware. Além disso, ele possibilita que um colega de escritório, por exemplo, tenha acesso ao arquivo em que um outro está fazendo, possibilitando maior agilidade e trabalho em equipe.

4 – Cadastro Nacional dos Advogados

Importante não só para advogados como para toda cidadania, o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) já pode ser consultado por smartphones e tablets. Para isso, basta o usuário instalar gratuitamente o aplicativo que está disponível nos sistemas IOS e Android.

O CNA é mantido pelo Conselho Federal da OAB e nele podem ser pesquisados profissionais inscritos no País. A consulta pode ser por nome, seccional, número da inscrição e tipo de inscrição, se estagiário, advogado ou suplementar.

5 – Skype

Conversar por vídeo com o cliente mesmo que ele esteja do outro lado do mundo. Este, segundo Ramos, é o principal benefício que o software proporciona para a advocacia. “Atualmente, muitos escritórios usam isso para reduzir a distância e otimizar o tempo”, garante.

6 – DocuSign

Prático e simples, o DocuSign possibilita assinar um documento não importa onde o advogado esteja. O aplicativo requer, apenas, que o documento esteja em formato PDF. Após isso, você pode o enviar por email ou armazenar na nuvem. O presidente da CEDTI da OAB/RS ressalta, entretanto, que o DocuSign em nada se relaciona com o certificado digital, essencial para os advogados. Importante: Existem serviços no DocuSign que são cobrados.

7 – Rádio OAB/RS

Informação e repertório musical de qualidade também não podem faltar. Com versão para desktop, Android e iPhone, a Rádio OAB/RS já se tornou referência no meio jurídico. Há sete anos no ar, é ouvida também nos escritórios, onde é tradição que permaneça no play durante todo o expediente.

8 – EM BREVE: app da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS

Em fase final de desenvolvimento, o aplicativo da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS dará ao advogado a possibilidade de conferir todos os cursos presenciais, ESA EaD e telepresenciais, grupos de estudos, além de seminários, congressos, publicações, eventos culturais e demais programações que a ESA oferece.

Com o login, o advogado poderá acessar a sua área exclusiva, onde tem a possibilidade de visualizar o seu histórico de capacitações, os cursos em que está inscrito, além da opção de assisti-los por meio do aplicativo.

Fique atento!

Nos próximos meses, o Escritório Digital, plataforma que congregará o peticionamento eletrônico dos cerca de 30 tribunais do país que utilizam o PJe, deve ser disponibilizado.

Desenvolvida pela OAB e o CNJ, a ferramenta será facilitadora do trabalho do advogado, tendo como objetivo reduzir a necessidade de acessar diversos sites. No Escritório Digital, será possível consultar andamento de processos, enviar petição, ajuizar nova demanda, receber intimações, controlar prazos e compartilhar processos com outros advogados. Tudo em um só ambiente, independente do tribunal em que o processo estiver.

O sistema poderá ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet: computador, smartphone ou tablet. O acesso será feito por meio de login e senha ou por certificado digital, e teve como conceito de elaboração a total segurança. Um exemplo disso é que o profissional recebe comprovante de recibo no envio de cada peça processual.

Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDTI
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDTI    |    Desenvolvido por Desize