CDTI

COMISSÃO DE DIREITO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

NOTÍCIAS

09.06.15   

“Escritório Digital sanará 90% das dificuldades no PJe”, declara Luiz Cláudio Allemand ao Jornal da Ordem

João Henrique Willrich - OAB/RS

allemand.jpg

O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do CFOAB palestra em Santana do Livramento no dia 18, quando abordará o processo judicial eletrônico e o futuro da advocacia.

O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB nacional (CEDTI), conselheiro federal Luiz Cláudio Allemand, palestrará em Santana do Livramento, no dia 18/06, em oficina sobre o processo eletrônico. Promovido pela subseção, o evento ocorrerá no auditório da subseção da OAB (Rua General Câmara, 1574).

Antes de visitar o Rio Grande do Sul, o dirigente concedeu para o Jornal da Ordem uma de suas primeiras entrevistas após ser o indicado pelo Conselho Federal da OAB, ao lado de José Norberto Campelo, para representar a advocacia no CNJ no biênio 2015/2017. Os conselheiros ainda passarão por sabatina da Comissão de Constituição e Justiça e Plenário do Senado para então serem nomeados ao cargo pela presidente da República.

Jornal da Ordem – Qual a importância da interiorização dos treinamentos para os diferentes sistemas de processo eletrônico?

Luiz Cláudio Allemand – Eventos como o que ocorrerá em Santana do Livramento são essenciais para que a advocacia do Interior também possa relatar as demandas encontradas e aprimorar os conhecimentos por meio das palestras. Além disso, cria uma relação direta entre os advogados e os conselheiros seccionais e federais. A nossa Comissão está sempre disposta ao diálogo por saber o quão importante é esse tema na vida dos advogados.

JO – Quão benéfico o Escritório Digital será para a advocacia? É possível quantificar isto?

Allemand – O Escritório Digital, esta importante iniciativa conjunta entre OAB e CNJ, segundo estimativas da nossa Comissão, deverá sanar cerca de 90% das dificuldades encontradas atualmente pelos nossos colegas. Esse projeto é a nossa grande esperança de que o acesso seja efetivo para todos. Eu costumo afirmar brincando que esse projeto é nossa luz no fim do túnel.

JO – Quais preceitos foram utilizados na elaboração da ferramenta?

Allemand – O Escritório Digital foi desenvolvido tendo como base a acessibilidade, pois ele estará disponível também para deficientes visuais; a usabilidade, pois é necessário ter um acesso fácil e dinâmico; e a interoperabilidade, que é a possibilidade de acessar os diferentes sistemas por um portal único e peticionar por este. Esses preceitos são os principais ganhos para a advocacia desde o advento do PJe.

JO – Como o senhor avalia o trabalho realizado pela Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem gaúcha?

Allemand – A Comissão da OAB gaúcha está de parabéns por ser sempre combativa e estar disposta a auxiliar. Esta Comissão tem na liderança da CEDTI dois guerreiros que buscam incansavelmente o aprimoramento dos sistemas eletrônicos para o bem advocacia, que são o presidente e também membro da CEDTI nacional Carlos Thomaz Albornoz e o vice-presidente Miguel Ramos.

JO – O livro “Processo Judicial Eletrônico” será lançado no evento. Ele é uma espécie de manual?

Allemand – Mais ou menos. O livro traz artigos de renomados professores, advogados e de todos que de alguma forma estão experimentando os problemas do PJe. A visão é global, pois vários dos autores que construíram a obra são presidentes das comissões de Tecnologia da Informação das seccionais da OAB. A obra tem apresentação do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e conta com texto da CEDTI da OAB/RS”.

JO – Para finalizar: sobre a indicação para o CNJ, como o senhor se sente?

Allemand – Estou muito feliz, mas ainda sigo com minhas funções normais. Depende da sabatina do Senado, então, só posso aguardar, até agora nada aconteceu.

Sobre a palestra

A entrada para a palestra de Allemand tem o valor simbólico 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade do município. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas, acessando aqui. Ao final da oficina, os participantes recebem certificado emitido pela Escola Superior da Advocacia, instituição apoiadora do evento.

A oficina é promovida por meio de parceria entre a subseção, a CEDTI da OAB/RS, a Coordenadoria das Subseções e a Comissão do Jovem Advogado.

Segundo o presidente da CEDTI gaúcha e ex-presidente da OAB Santana do Livramento, conselheiro seccional Carlos Thomaz Ávila Albornoz, é uma honra para a subseção levar aos colegas uma palestra com um profissional tão renomado no tema. “O nosso objetivo é proporcionar a melhor capacitação possível”, assegura.

Confira a programação do evento

17/06 - 14h - 19h30min (Salão do Júri do Foro de Santana do Livramento - Rua Barão do Triunfo, 450)

Treinamento do Portal do Processo Eletrônico-TJ

Miguel Antônio Silveira Ramos - Doutor em Direito Civil na Universidade de Buenos Aires/Argentina, Professor de Direito Civil na Universidade Federal do Rio Grande/RS, Advogado - Conselheiro Seccional da OAB/RS e Vice-Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS, estará realizando o lançamento o livro : “ Guia de Tecnologia para Advogados na Era do Processo Eletrônico, Portal do Processo Eletrônico do TJRS. Dicas sobre como trabalhar no Portal do Processo Eletrônico do TJRS – 1º e 2º graus”.

18/06 - 15h - Auditório da OAB – Rua General Câmara, 1574

"O processo judicial eletrônico e o futuro da advocacia"

Luiz Claudio Allemand - Advogado em Vitória/ES, Mestre em Direito, Conselheiro Federal da OAB, Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB, Membro do Comitê Gestor Nacional do PJe, no Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDTI
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDTI    |    Desenvolvido por Desize