São Leopoldo
NOTÍCIAS

11.03.22   

Renê Engroff assume presidência da OAB/SL falando em parceria e independência 

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Daiane Mendes - OAB/SL

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

IMG_3168.JPG

Posse foi prestigiada por Lamachia e líderes da comunidade 

A OAB/RS Subseção São Leopoldo realizou a Sessão Solene de Diplomação da sua nova Diretoria, presidida pelo advogado Renê Engroff, para o triênio 2022/2024,  no dia 9 de março, no Teatro Municipal de São Leopoldo. O evento contou com representantes de diversos segmentos do município e da região, e ocorreu no formato híbrido, com transmissão por meio do Facebook da subseção (https://www.facebook.com/oabsaoleopoldo). Compuseram a mesa principal o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o presidente da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff; a ex-presidente da OAB/SL, Léa Presser Potrick, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o diretor do Fórum de São Leopoldo, Juiz Mauro Peil Martins; e, representando o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci e a Escola de Direito da Unisinos, o decano e professor Doutor Miguel Tedesco Wedy. Foram empossados pelos presidentes Lamachia e Engroff, os diretores da subseção: o vice-presidente, Arthur Orlando Dias Filho; a secretária-geral, Sandra Inês Schlabrendorff;  a secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli; a tesoureira, Túlia Margareth Minuzzi Delapieve, e os conselheiros subseccionais da OAB/SL. 

ADVOCACIA COM GESTÃO INDEPENDENTE E INCLUSIVA

Palavras como parceria, nova sede, cidadania e gestão independente nortearam o discurso do presidente empossado, Renê Engroff. Ele saudou a advocacia de São Leopoldo e Portão, autoridades presentes, amigos e familiares. Em seu discurso, o dirigente falou do privilegio de poder contar agora, na sua gestão, com uma diretoria executiva de primeira linha, fazendo, assim, uma gestão compartilhada à frente da OAB São Leopoldo.

“Historicamente, a Ordem é uma classe combatente e comprometida com a afirmação dos valores democráticos. Nunca caímos, graças à coragem de expressar, em todos os momentos, o pensamento libertário e independente, sem cores partidárias e sem vinculações ideológicas que não fosse o comprometimento com a Constituição Federal”, disse o presidente. Engroff ainda destacou que “teremos uma distância saudável de todos os poderes, com proximidade suficiente para o diálogo de construção, mas distância adequada para o endurecimento nas pautas que forem necessárias, sempre com respeito institucional e admiração das lideranças que temos aqui em São Leopoldo e em Portão”. Ele ainda enalteceu o brilhantismo do trabalho desempenhado na gestão de Léa Potrick, da qual fez parte como tesoureiro, e pela tarefa dificílima que ela teve em presidir uma instituição, principalmente em tempos de pandemia, com extrema habilidade e competência.

Maria Hedy, mãe do presidente Engroff, no alto dos seus 83 anos, também participou da cerimônia, juntamente com os irmãos dele, Valdemar e Miguel. O presidente também mencionou seu pai, Waldomiro Afonso, como seu maior exemplo de seriedade, luta e honradez.

MAIORES CONQUISTAS - Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia

Lamachia agradeceu o empenho e a dedicação da ex-presidente da subseção, Léa Presser Potrick. “Léa, a advocacia reconhece tua caminhada exitosa na gestão 2019-2021. Muito obrigado por teu trabalho exemplar e, justamente por ele, que fico feliz de tê-la ao meu lado no conselho da OAB/RS nos próximos três anos”, afirmou.

Ao presidente eleito da subseção de São Leopoldo, Lamachia desejou sucesso no novo desafio: “Tenho a convicção de que com tua capacidade e experiência em todos esses anos dedicados a advocacia e a Ordem o próximo triênio será de uma gestão muito positiva e com grandes projetos”, saudou.

Ao pontuar importantes conquistas da advocacia, Leonardo Lamachia destacou a contribuição direta das advogadas e advogados gaúchos. “As maiores conquistas da advocacia gaúcha e brasileira têm a digital de cada um de vocês. É do nosso trabalho que nasceu o fim da compensação da verba honorária; as férias da advocacia estabelecidas no CPC; a contagem dos prazos em dias úteis; a fixação do critério objetivo previsto com o artigo 85 do CPC; o Simples Nacional; a criminalização do desrespeito às prerrogativas; entre outras”, enumerou.

EX-PRESIDENTE - Léa Presser Potrick - Gestão 2019/2021

Em seu discurso emocionado de despedida do cargo de presidente, Léa agradeceu o trabalho realizado pela sua diretoria, conselheiros, integrantes das comissões da OAB/SL, dos conselhos municipais e colaboradores da subseção. Também falou do período pandêmico enfrentado com muita cautela pela advocacia. “Foi a pior coisa que podia nos acontecer, mas foi também uma oportunidade de fazer o nosso melhor e ajudar quem precisou. Muito foi feito para que pudéssemos nos reinventar, a fim de fazer tudo que fosse possível para amenizar o caos que se instalara! Encontramos abrigo às nossas angústias no Judiciário estadual e trabalhista de São Leopoldo e de Portão, pelo que também somos gratos, e se mais não conseguimos construir foi porque os Tribunais não permitiram”, pontuou ela. 

EMPOSSADOS

Os conselheiros subseccionais empossados foram: Andreza Garcia da Rocha, Ariana Vigannico da Silva, Cybele Peters da Silva, Daniel Alberto Lemmertz, Daniel Coral, Eduardo Gaelzer, Elena Beatriz Kautzmann, Eliane Araujo Lopes, Emmanuel Reche Becker, Ésio Bianchi Marchisio Junior, Evelise da Silva Duarte, Fábio Leopoldo Lara, Gabriel Lazzaretti Pacheco, Gladis Salete Castelli, Joseli Fátima Troian, Léia Teresinha Rodrigues, Luiz Fernando Depizzol Andrade, Martin Daniel Murussi, Natália Winck Moutinho, Raquel Von Hohendorff, Roberto Luís Hupfer, Rodolfo Assis Bordinhão e Sérgio Ribeiro Weinmann Neto. 

Presenças:

Estiveram presentes na cerimônia a conselheira federal da OAB/RS e ex-presidente da OAB/SL, Rosângela Herzer dos Santos; a ex-presidente da OAB/SL, conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher da OAB/RS, Márcia Schwantes; os ex-presidentes e comendadores da OAB/SL, João Cláudio da Silva; Rita Pavoni;  Sezefredo José Fabrício; os comendadores da OAB/SL, Cláudio Roberto de Morais Garcez; João Eclair Mendonça Padilha e Ricardo Kruse da Costa; a conselheira estadual e diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Michelle Guardati Vieira; o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS), Tiago Kidricki; o conselheiro de administração da COOABCred, Laury Koch; a presidente da Comissão do Jovem Advogado (CJA), Bruna Razera e o vice-presidente Marcos Pippi; os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) da OAB/SL, Wilmar Bohn;  Marcelo Koch e Guilherme Moschini Becker; a delegada da OABPREV da OAB/SL, Janaina Policarpo; os presidentes William Prass da subseção de Esteio;  Carlos Braun da subseção de Novo Hamburgo, Lucas Schilling da subseção de Sapiranga e Keilly Amorim da subseção de Sapucaia; o vice-presidente da subseção de Canoas, Jaime Valverdu; o gerente da agência do INSS de São Leopoldo, representando a gerência executiva do INSS de NH, Osmar Francisco da Silva; representante da Procuradoria Geral do município de São Leopoldo, Daniel Lopes; representante do prefeito de Portão, o procurador do município Alexandre Sato; o advogado e vereador Gabriel Dias; presidente da Acist-SL, Felipe Feldmann; a Diretora de Relações Institucionais da Acist-SL, Madeleine Rossi de Moraes Hilbk; representando a Sincontecsinos, Juliano Pedroso de Moraes; o presidente do Observatório Social, Eduardo Muniz Werneck; o diretor do Sinduscom Vales, Roberto Luis Potrick; o presidente da Atapen, Charles Hoffmann; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, José Nunes; o gestor do Jornal VS, Bruno Breda; a colunista do VS, Inez Rocha Lima; da Berlinda, Juliano Palhinha; Sidnei Roberto da Silva (Pato), além de comunicadores da região e outras autoridades.

A transmissão também contou com a parceria da empresa Pontocomnet, que foi responsável pelo sinal de internet.

Acesse mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Curta e siga nossas redes sociais, clicando aqui.

************

Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação

OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - São Leopoldo
Av. Mauá, 773 - CEP 93010-056 - São Leopoldo - RS
Fone: (51) 3592.8144 - E-mail saoleopoldo@oabrs.org.br
© Copyright 2013 OAB/RS - Nome da Subseção    |    Desenvolvido por Desize